EscolasFamíliasGestores

Maple Bear se adapta para levar o melhor da educação aos alunos durante a pandemia

Por 28 de abril de 2021 Sem comentários

Sabemos a importância da escola na rotina das crianças, desde a fase de alfabetização até a preparação para o ingresso em uma universidade. A pandemia, no entanto, trouxe à educação o desafio de antecipar muitas tendências, bem como a necessidade de estruturar um modelo eficiente, em curto prazo, capaz de atender às expectativas das famílias. Hoje a rede conta com cerca de 500 escolas em 24 países – 158 delas no Brasil – levando a mais de 40 mil crianças e jovens um ensino de excelência, verdadeiramente bilíngue e fundamentando nas práticas que fizeram do modelo canadense de educação um dos melhores do mundo.

No contexto de distanciamento social e suspensão de aulas presenciais, a solução desenvolvida pela Maple Bear, lançada em apenas três semanas, aprimorada ao longo de meses de operação em escolas no Brasil e adotada nos mais de 20 países, trouxe ótimos resultados.

A base para a manutenção da aprendizagem nesse período foi a Maple Bear Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores no dia a dia de suas atividades. A iniciativa abrange alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. A comunidade é baseada em três pilares: rotinas diárias (orientadas pelo professor para realização pelas famílias em casa), materiais do educador para planejamento das atividades e orientações e ferramentas para a comunicação diária entre escola e famílias e para o gerenciamento do aprendizado. Por meio da plataforma, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de horas aulas e depositados mais de 2,1 milhões de documentos criados.

Uma atividade interessante, por exemplo, que se tornou mais frequente, foi a realização de encontros virtuais de algumas turmas da Maple Bear Brasil com escolas em outros países, como México, Coréia do Sul e Canadá. Uma abordagem que, no contexto de pandemia e isolamento, fez ainda mais sentido, uma vez que os jovens puderam trocar experiências, debater temas e compreender realidades e culturas diferentes dos seus, por meio de nossas próprias ferramentas e, claro, em inglês, em linha com a proposta bilíngue da escola.

A unidade de São Bernardo do Campo da Maple Bear, no ABC Paulista, desenvolveu um projeto de atividades à distância utilizando Inteligência Artificial. A professora Amanda Batistucci discutiu com a escola a ideia de ter um personagem conhecido pelas crianças fazendo movimentos para que elas ficassem estimuladas a segui-lo e, assim, praticar um pouco de atividade física de maneira lúdica. Com a inteligência artificial, a professora faria os movimentos e o Sully, personagem escolhido, a seguiria na tela do computador. A proposta geral foi trazer um elemento extremamente lúdico para a aula a fim de aumentar o attention spam das crianças, especialmente as do Ensino Infantil, que apresentam relativamente menor tempo de concentração.

Outras atividades inovadoras realizadas durante o período de pandemia foram um programa de cultura empreendedora que auxiliou grupos de alunos a planejarem uma startup real e o workshop/torneio de League of Legends, que promoveu uma verdadeira imersão no universo dos games e e-sports. Tudo online.