Escolas

Um bom planejamento escolar faz toda a diferença

Por 22 de março de 2021 Sem comentários

Em uma escola, é importante que diretores, coordenadores e professores alinhem as metas para a instituição de maneira detalhada, de modo a garantir que todas elas sejam alcançadas. Esse planejamento escolar também envolve um conjunto de ações que orientam as atividades pedagógicas da escola. A partir desse planejamento, é possível estabelecer uma boa relação entre a instituição escolar, as famílias e os alunos.

É ideal que tal tarefa seja realizada logo no começo do ano, a fim de direcionar os objetivos da instituição. O planejamento pedagógico deve informar a missão, a visão e os valores da escola, além dos serviços oferecidos. Também deve indicar quais são as aspirações da equipe para aquele ano letivo, quais são os recursos necessários para concretizá-las e como eles serão aplicados. As diretrizes pedagógicas que direcionam a grade curricular, assim como os materiais didáticos a serem utilizados e as metas de aprendizagem, são essenciais para esse planejamento.

Nesse planejamento escolar, ainda podem ser definidas questões de calendário, como realização de comemorações, períodos de avaliação e reuniões com pais.

Melhor comunicação entre a equipe escolar

Um planejamento escolar bem feito inclui toda a equipe. Assim, o ambiente de trabalho fica mais colaborativo, democrático e amigável entre professores e colaboradores. A comunicação é essencial para identificar problemas e passar por obstáculos, tornando mais fácil trabalhar nos pontos fracos da instituição, criando e compartilhando soluções.

Esse planejamento possibilita aos docentes uma formação continuada. A partir de metas estabelecidas, o coordenador consegue acompanhar o desenvolvimento daquilo que foi planejado e perceber o que pode ser acrescentado à capacitação do professor ou em algum outro setor da escola.

Melhor execução de atividades

Com esse planejamento escolar, fica muito mais simples enxergar resultados e aperfeiçoar aquilo que funcionou para a instituição. A intenção é que, a cada ano, as atividades e os resultados sejam melhorados.

Preparar esse planejamento escolar garante que todo o trabalho da escola durante o ano mantenha os mesmos objetivos. Além disso, traçar um plano a partir da realidade da comunidade torna as atividades mais coerentes e aproxima todos os envolvidos, como pais, alunos e professores, desse processo.

No blog da Sua Escola Ideal, você pode conferir outras matérias sobre Educação.