Escolas

10 razões para matricular seus filhos em uma escola particular com ensino de língua estrangeira

Por 1 de setembro de 2020 Sem comentários

Aprender um novo idioma é gratificante em qualquer idade, mas, quando se aprende desde cedo na escola, os benefícios são ainda mais duradouros. Os estudos apoiam o início da educação bilíngue nos anos pré-escolares. Crianças muito pequenas aprendem rapidamente, inclusive um novo idioma.

Neste artigo, separamos os principais motivos pelos quais você deve levar em conta o ensino de língua estrangeira quando escolher uma escola particular para o(a) seu(sua) filho(a).

1. Desenvolvimento cerebral das crianças

Estudos têm mostrado que bilíngues são melhores em tarefas que exigem atenção concentrada, pois têm mais massa cinzenta nas regiões do cérebro envolvidas na função executiva. A hipótese levantada é que o esforço para escolher constantemente o idioma certo na hora certa leva os bilíngues a uma “ginástica mental”, o que lhes dá uma prática extra para focar sua atenção.

Esse tipo de benefício aparece cedo. Novas pesquisas mostram que mesmo bebês com menos de um ano de idade, quando expostos a vários idiomas, apresentam padrões cognitivos diferentes em seus cérebros em comparação aos dos monolíngues. De fato, alguns pesquisadores argumentam que a melhor maneira de ter filhos mais inteligentes é expô-los a vários idiomas quando jovens.

2. Aumenta as habilidades das crianças em sua língua nativa

Anos atrás, acreditava-se que aprender um segundo idioma confundiria uma criança. Agora, segundo pesquisas, crianças que estudam uma língua estrangeira têm melhor desempenho em sua língua nativa do que estudantes não bilíngues, conforme medido em testes padronizados.

Outra pesquisa mostrou que crianças que aprendem um segundo idioma começam a ler mais cedo, e a vantagem delas sobre as outras aumenta quanto mais cedo forem expostas a outra língua. 

3. É mais fácil estudar idiomas estrangeiros quando se é criança

Você provavelmente já ouviu que bebês são como “esponjas” para aprender um idioma. Existe um “período crítico” para a aquisição da linguagem, que é quando seu cérebro está preparado para aprender. Após a puberdade, nossa aptidão para aquisição de segunda língua é reduzida.

Uma pesquisa conduzida pela Dra. Patricia Kuhl, do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington, mostra que os bebês entre 8 e 12 meses começam a se concentrar nos sons que ocorrem em sua língua nativa e a “perder o ouvido” para sons em outros idiomas. No entanto, se os bebês são expostos a um segundo idioma, eles mantêm a capacidade de distinguir esses sons estranhos.

Com 7 ou 8 anos de idade, as crianças podem aprender a falar um segundo idioma com gramática fluente e sem sotaque. Após esse período crítico, a capacidade de dominar uma língua estrangeira diminui gradualmente.

E uma vez que se aprende uma língua estrangeira, fica mais fácil aprender outras. Portanto, se você deseja que seus filhos dominem uma língua estrangeira, invista nisso desde cedo.

4. Aumenta a empatia

A Dra. Katherine Kinzler, da Universidade de Cornell, testou crianças monolíngues e bilíngues em uma tarefa que exigia considerarem a perspectiva de outra pessoa para entender determinado significado. Crianças expostas a ambientes bilíngues tiveram melhor desempenho na atividade do que as monolíngues. Como explica a Dra. Kinzler, “as crianças em ambientes multilíngues têm experiências sociais que fornecem prática rotineira ao considerar as perspectivas dos outros: elas precisam pensar sobre quem fala qual idioma para quem, quem entende qual conteúdo e os horários e lugares em que diferentes línguas são faladas”.

5. Aumenta a compreensão intercultural

Com 7 bilhões de pessoas vivendo no único planeta com vida conhecido no universo, é importante nos darmos bem! E, como qualquer terapeuta de relacionamento lhe diria, uma boa comunicação é fundamental para se dar bem. Isso fica muito mais fácil se, no mínimo, você puder entender o idioma do outro.

Contudo, aprender uma língua estrangeira é ainda mais poderoso. Língua e cultura estão tão entrelaçadas que o aprendizado de uma língua estrangeira cria um entendimento cultural e fornece insights profundos sobre como as outras pessoas veem o mundo. 

Aprender idiomas fornece uma visão das tradições culturais que ajudaram a moldar um idioma. Por exemplo, em chinês, existem palavras diferentes para os parentes, dependendo se estão do lado da mãe ou do pai e da ordem de nascimento deles. Por quê? Historicamente, na China, isso transmitia informações importantes sobre o status social de uma pessoa.

6. Ajuda a treinar o ouvido de uma criança para música

Estudos mostraram que falantes de idiomas tonais, como mandarim e cantonês, são melhores identificando notas musicais do que falantes de idiomas não tonais, como inglês e francês.

Nos idiomas tonais, uma única palavra pode ter significados diferentes, dependendo do tom e da inflexão da voz ao se pronunciá-la. O que acontece se você não prestar atenção ao tom falando em chinês? Diga “ma” com um tom alto e você dirá “mãe”. Diga “ma” com um tom de queda e você dirá “cavalo”. Melhor não misturar as duas palavras.

7. Aumenta as oportunidades de carreira

O ensino de idiomas é fundamental para o mercado de trabalho do futuro, e ser bilíngue pode ampliar as opções de carreira. Muitos empregos em Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Nacional, Tradução, Turismo e Negócios Internacionais exigem ou favorecem candidatos bilíngues, resultando em mais oportunidades de emprego para quem pode falar um segundo idioma.

Além disso, falar um idioma estrangeiro pode facilitar a qualificação para empregos, estágios e programas de estudo e trabalho em outros países.

8. Aumento de salários

Albert Saiz, economista do MIT, calculou que existe um prêmio salarial de 2% para os graduados dos EUA que sabem falar uma segunda língua em comparação com aqueles que não sabem. O aumento salarial varia de acordo com o idioma para quem sabe falar alemão, por exemplo, é de 3,8%.

Aqui no Brasil também podemos ver essa diferença. Muitas vezes, o passo para uma promoção é dominar um novo idioma.

9. Torna as viagens mais divertidas

As viagens internacionais são uma maneira incrível de ampliar as perspectivas das crianças e ajudá-las a experimentar a diversidade e a beleza do mundo em primeira mão. Ser capaz de falar o idioma do país que eles visitam abre a possibilidade de conexões e entendimento mais profundos. Além disso, a maioria dos estrangeiros apreciará o esforço que seus filhos estão fazendo, mesmo que ainda não sejam fluentes. Colocar as habilidades linguísticas em uso na “vida real” também pode ser um incentivo à motivação das crianças.

10. Pode aumentar o pensamento imediato

Muito foi escrito sobre quantos empregos no futuro serão automatizados, com tarefas que exigem criatividade sendo deixadas para os seres humanos. Como, então, desenvolver habilidades de pensamento criativo em crianças? Uma das maneiras surpreendentes é aprender um segundo idioma. Vários estudos demonstraram mais criatividade e habilidades de resolução de problemas entre bilíngues.

Aprender uma língua estrangeira ajuda as crianças a ver o mundo através de diferentes lentes. A capacidade de considerar vários pontos de vista de um problema é a pedra angular da solução criativa de problemas.

Bônus: é divertido!

Certamente, há uma alegria em poder falar com outras pessoas em sua língua nativa. De qualquer modo, parte da diversão de aprender uma língua estrangeira é descobrir diferenças na maneira como as pessoas olham para o mundo. É divertido pensar como os cães latem “woof” em inglês, “wang wang” em mandarim, “guau” em espanhol e “auau” em português. Qual é a palavra certa, afinal? 

Outras atividades extracurriculares também são muito importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e devem ser levadas em consideração na escolha de uma escola para seu(sua) filho(a). Em nosso blog, você fica sempre por dentro dos principais assuntos relacionados à Educação e ao ensino!

Comentar