Escolas

Qual é a importância da infraestrutura escolar para o aprendizado dos seus filhos?

Por 22 de dezembro de 2020 Sem comentários

Assim como bons diretores, professores dedicados e alunos com força de vontade, a infraestrutura de uma escola pode ter papel essencial na formação de crianças e adolescentes, além de garantir conforto e bem-estar não apenas aos estudantes, mas a toda a comunidade escolar.

Quando falamos em infraestrutura, estamos incluindo neste conceito itens básicos como água, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, assim como salas de aula confortáveis e locais de convivência como pátios ou parques. Além disso, a infraestrutura também envolve os espaços que colaboram para o funcionamento do colégio, como a sala dos professores, coordenadores e diretores, e as secretarias, bem como os equipamentos e materiais didáticos, como computadores com acesso à internet e demais objetos tecnológicos.

Esses itens devem ser pensados para criar um ambiente agradável e estimulante; afinal, muitos alunos passam boa parte dos seus dias dentro da escola. Estudos demonstram que os fatores que mais contribuem para bons desempenhos é a presença de espaços de apoio ao ensino, como bibliotecas, laboratórios, computadores ou quadras esportivas.

Atividades pedagógicas mais interativas

O ambiente escolar deve estimular os alunos a desenvolver interesses variados, e a estrutura física da escola pode dar apoio ao aprimoramento de capacidades, além, é claro, de contribuir para a socialização de alunos e o convívio social entre eles. 

Com tantos recursos tecnológicos, atividades interativas e estimulantes acabam tornando-se uma realidade mais acessível. É importante que o aprendizado não se concentre apenas dentro da sala de aula, mas que também ocupe outros espaços. Salas dedicadas a atividades artísticas, bibliotecas, laboratórios de informática e ciências  estimulam o aluno a adquirir conhecimentos na prática, por exemplo.

Acessibilidade e inclusão

Considerando políticas de inclusão para crianças e adolescentes com algum tipo de necessidade especial, é necessário que as escolas estejam preparadas para recebê-los. Oferecer uma infraestrutura adequada para estudantes com diferentes necessidades faz parte da plataforma da escola inclusiva. Por meio da plataforma da Sua Escola Ideal, você consegue encontrar escolas que ofereçam esse tipo de educação, diretamente envolvido com a infraestrutura.

Facilita a concentração dos alunos

Oferecer ambientes que sejam adequados para diversos tipos de atividades e interações ajuda os alunos a se concentrarem mais em atividades e aquisição do conhecimento. Um exemplo disso são as bibliotecas, um dos lugares mais importantes de qualquer escola. É essencial que seja um local atrativo, confortável e silencioso para estimular os alunos a terem o hábito de cuidado com os livros e o respeito ao silêncio.

Escolas devem visar melhorias na infraestrutura

Para especialistas, a infraestrutura deve ser considerada um ponto de investimento para o colégio, independentemente de ser direcionada para melhorar aspectos básicos, físico ou didáticos.

A tecnologia também deve ser uma preocupação quando falamos de infraestrutura escolar. Computadores oferecidos em laboratórios, por exemplo, devem acompanhar o avanço da tecnologia. A internet deve estar disponível para ser fonte de pesquisa para alunos e professores.

Se preocupar com a infraestrutura escolar é garantir aos pais e alunos todas as possibilidades de ensino possíveis e necessárias, evitando, inclusive, a evasão escolar.

Pensando nos pontos abordados aqui, busque conhecer a infraestrutura que as escolas oferecem antes de tomar a sua decisão sobre matrícula. Não deixe de utilizar a plataforma da Sua Escola Ideal para acertar na sua escolha!

Comentar